Estrutura

GOVERNAMENTAL

Acesso à

INFORMAÇÃO

Portal do

SERVIDOR

Notícia adicionada em:

Girau do Ponciano adere a paralisação nacional contra a queda do repasse do FPM

A prefeitura de Girau do Ponciano, município localizado na região metropolitana de Arapiraca, aderiu à paralisação proposta pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) nesta quarta-feira, dia 30 de agosto. Os setores administrativos irão funcionar somente no primeiro horário, mantendo para o segundo horário apenas os serviços essenciais em funcionamento.

O movimento denominado “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar” tem o objetivo de manifestar a necessidade do Governo Federal em aumentar os repasses às administrações municipais que sofrem com as oscilações negativas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O FPM consiste em uma transferência feita três vezes ao mês pela União às administrações municipais, e é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Segundo pesquisa da CNM, os prefeitos estão preocupados com a distribuição da receita do Fundo para o segundo semestre deste ano, impactando diretamente no oferecimento de serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

Entre as reinvindicações dos prefeitos, estão um aumento de 1,5% no FPM, uma redução da alíquota patronal do INSS para 8% aos municípios com até 156 mil habitantes e uma recomposição do ICMS.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios (CNM)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support