Conhecida por suas tradições culturais com os festejos juninos, Girau do Ponciano realizou a abertura oficial das festividades neste domingo (11), quando na ocasião, centenas de pessoas se reuniram na Praça de Eventos Vereador Elói Cabral para prestigiar as apresentações culturais. Teve quadrilhas tradicionais, concurso de comidas típicas e coco de roda como o grupo Balança Mais Não Cai, da cidade de Arapiraca.
A abertura dos festejos juninos em Girau também foi um momento para a Quadrilha Estilizada Girassol se apresentar ao público e fazer os ajustes finais na sua apresentação, pois este ano irá participar do campeonato alagoano de quadrilhas juninas. Com o tema “A Lenda do Sabiá”, do autor André Arteche, a Girassol irá disputar pela primeira vez o campeonato estadual, um desafio enorme para um grupo de jovens que vem se dedicando para fazer bonito, transformando uma peça teatral em uma mistura de dança, drama, romance e muita alegria, com figurinos coloridos e músicas típicas da região nordeste.
Com uma apresentação animada e cheia de energia, a quadrilha Girassol envolveu a todos, foi possível ver lágrimas de emoção e orgulho no rosto do povo girauense que no final aplaudiu de pé tamanha a qualidade do espetáculo, que teve como espectador ilustre o próprio autor da peça teatral, André Arteche, o qual veio a Girau do Ponciano exclusivamente para ver de perto sua obra se transformar e enredo temático de quadrilha junina e prestigiar a brilhante apresentação.
Já entrando na madrugada do dia 12, o público pode participar e dançar muito forró com os shows com artistas locais, pois a música é uma parte essencial das festas juninas, trazendo alegria e entretenimento para moradores e visitantes, um momento de celebração e valorização da cultura local que junto com apresentações de quadrilhas e comidas típicas, criam uma atmosfera festiva e animada, unindo a comunidade em torno das tradições juninas.