No último domingo, dia 1 de outubro de 2023, a população de Girau do Ponciano se mobilizou em um ato de cidadania e participação democrática ao comparecer às urnas para eleger os membros do Conselho Tutelar que irão atuar no município durante o próximo quadriênio (2024 a 2027). O pleito, que se trata de uma eleição facultativa, surpreendeu pela grande adesão da comunidade, evidenciando o comprometimento da população com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
A transparência e a organização do processo eleitoral foram notáveis, graças ao trabalho conjunto do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Desde a abertura dos portões às 8h até o fechamento às 17h, os locais de votação estiveram movimentados, com cidadãos de todas as idades exercendo seu direito ao voto.
Treze candidatos corajosos se apresentaram para a disputa das cinco cobiçadas vagas no Conselho Tutelar de Girau do Ponciano. Entre eles, cinco foram eleitos para representar a comunidade e atuar na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes na região. Foram eles:
1-Ywan da Nininha – 1316 votos
2-Dean Nascimento – 1269 votos
3-Flávio Paraná – 1261 votos
4-Professora Líria (eleita pela primeira vez) – 1124 votos e,
5-Gilney do Posto – 888
Destes, quatro já atuam como conselheiros, Ywan, Dean, Flávio e Gilney, já a professora Líria, foi eleita pela primeira vez e agora terá a oportunidade de, juntamente com os demais, contribuir com suas experiências e conhecimentos em prol da defesa dos direitos infantojuvenis no município.
O Conselho Tutelar é uma instância fundamental para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, atuando em situações de vulnerabilidade e violação desses direitos. Os conselheiros têm a missão de zelar pelo bem-estar e proteção dos jovens, sendo uma ponte crucial entre a sociedade e os órgãos responsáveis pela garantia de direitos. A comunidade de Girau do Ponciano demonstrou mais uma vez seu compromisso com o futuro das gerações que estão por vir, ao eleger cidadãos comprometidos em atuar na defesa dos direitos infantojuvenis.
Suplentes
Após a apuração dos votos, os candidatos que ficaram na suplência foram:
1-Gustavo da ABBE – 593 votos
2-Tutinha do Poço – 353 votos
3-Lucas Alexandre – 328 votos
4-Zé Pequeno – 274 votos e,
5-Marcelinho da Graciete – 224 votos.